12 de dezembro de 2016

Diego Souza marca seu 14º gol, se torna artilheiro do Brasileirão e ajuda o Sport a bater o Figueirense na Ilha do Retiro

Diego Souza terminou a temporada de 2016 da melhor forma possível! Depois de ser fundamental para o Sport durante todo o ano, o Embaixador de 87 marcou seu 14º gol no Campeonato Brasileiro, se sagrando artilheiro da competição. O gol de Diego foi o 2º do Leão, o primeiro foi marcado pelo atacante Rogério. Com a vitória de 2 a 0, além de se manter na 1ª divisão, o Sport se garantiu na Copa Sul-Americana de 2017.

André Nery/JC Imagem

André Nery/JC Imagem

O jogo começou nervoso, pois o Sport entrou em campo ainda pressionado pelo pequeno risco de rebaixamento. Mas isso se mostrou meramente matemático desde o início, porque o Leão pressionou o Figueirense e mandou na partida. Logo no primeiro minuto do jogo, Diego Souza deu um lindo passe para Ruiz, que preferiu tentar o passe para Everton Felipe, ao invés de finalizar. Aos 10, mais uma chance clara. Ruiz cruzou para Rogério, que bateu pro gol, a bola sobrou para o próprio colombiano que, na pequena área, desperdiçou. 5 minutos depois, outra chance claríssima de gol para o Sport. Renê faz um lindo lançamento para Everton Felipe, que bateu com muita força, mas a bola subiu demais e se perdeu pela linha de fundo. Aos 24, Diego Souza cruzou de forma perfeita, Rogério cabeceou, mas o goleiro fez a defesa. Aos 36, mais uma cabeçada perigosa de Rogério, agora com cruzamento de Samuel Xavier, que foi para fora.

O Sport voltou para a segunda etapa da mesma forma, pressionando e buscando a vitória. Dessa vez, o esforço foi coroado logo cedo. Com 1 minuto, Rogério recebeu, fez linda jogada e chutou no canto do goleiro Júnior Oliveira, abrindo o placar e tirando o ar de nervosismo na Ilha do Retiro. A partir deste momento, o Sport jogou com tranquilidade e continuou criando as principais chances de perigo. Aos 6, Ruiz deu um lindo passe para Everton Felipe, que finalizou tirando do goleiro, mas acabou chutando para fora. Um minuto depois, Diego Souza invadiu a área e chutou forte, obrigando o goleiro Júnior Oliveira a fazer um milagre. No finalzinho, aos 43, a coroação de uma temporada fenomenal. O Sport teve um contra-ataque muito bom, Neto Moura foi lançado e deu uma assistência perfeita para Diego Souza, que marcou seu 14º gol neste Campeonato Brasileiro, se sagrando artilheiro da competição. Além da grande marca pessoal, o Embaixador de 87 quebrou um grande tabu. Desde 2002 um meia não era o principal goleador do Brasileiro.

A tarde na Ilha do Retiro, que começou nervosa pelo risco de rebaixamento, acabou da melhor forma possível. O Sport termina o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação, se garante como o melhor clube nordestino na competição, vê seu craque Diego Souza ser artilheiro e ainda conquista uma vaga na Copa Sul-Americana de 2017.